Buscar
  • expandjr

União Europeia: um resumo sobre o Bloco Econômico

Por Alice Maria Gomes



A União Europeia é um bloco político e econômico que tem como premissas a livre circulação de bens, pessoas e mercadorias através do euro, moeda unificada entre os países membros. Apesar de sua criação oficial datar de 1993, inúmeros arranjos anteriores já prenunciavam esse bloco, como a Benelux (1944), a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA (1951), também conhecida como Europa dos Seis, o Mercado Comum Europeu – MCE (1957) e o Tratado de Maastricht (1992), que estabeleceu a livre circulação de pessoas, serviços, bens e mercadorias entre seus membros - oficializando, assim, a União Europeia.

Objetivos e Valores:

Uns dos principais objetivos do bloco é garantir a liberdade, a segurança e a justiça sem fronteiras internas. Além disso, ideias como promoção da paz, coesão econômica, social e territorial entre os países e desenvolvimento sustentável estão presentes no leque de objetivos do bloco. Seus valores são colocados como parte do modo de vida europeu, defendendo a dignidade humana, a liberdade, a democracia representativa, a igualdade jurídica entre os cidadãos, o Estado Democrático de Direito e a promoção dos Direitos Humanos. Tendo o bloco recebido o Prêmio Nobel da Paz em 2012.


Política:

A UE conta com 27 países europeus, entre eles Alemanha, Itália, Bélgica, França, Portugal, Polônia, etc, tendo o Reino Unido saído no dia 31 de janeiro de 2020. Essa união constitui um grande mercado único, mas muito além disso, a organização evolui ao longo dos anos, mesmo os que já precediam a sua oficialização, para diversas outras áreas, como saúde, o clima, e até mesmo a segurança, relações externas e questões relacionadas a justiça e migração.


Economia:

O Mercado Único, ou Interno, é o principal motor da economia europeia, ele faz com que seja possível que a maioria dos bens, serviços, capitais e pessoas possam circular livremente. Esse sistema, em conjunto com a moeda unificada faz com que haja uma maior estabilidade e crescimento das nações, além de contribuir para mobilidade e melhorias no padrão de vida dos europeus.


Instituições:

A UE visa reforçar a transparência e o bom funcionamento democrático das suas instituições. As tomadas de decisões são tomadas a partir de várias instituições diferentes, como o Parlamento Europeu, que representa de forma direta os cidadãos europeus, O Conselho Europeu no qual são definidas as prioridades e o direcionamento das políticas do bloco, e a Comissão Europeia, que tem o papel de propor novas legislações.

• A relação da UE com o mundo:

A União Europeia é o principal bloco comercial do mundo, além de ser o maior exportador de bens e serviços. Para além de suas fronteiras, o bloco possuiu ações, não apenas relacionada a área econômica, mas também em questões de ajuda humanitária, segurança e diplomacia, levando sempre como premissa a liberalização do comércio mundial.

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm

https://europa.eu/european-union/about-eu/eu-in-brief_pt

17 visualizações
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 96941 9446
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png