Buscar
  • expandjr

Recorde na exportação de açúcar: Como aproveitar o momento

Por Luana Vicente, Julliana Lira, Luara Rodrigues.



A exportação de açúcar no Brasil sempre teve um papel fundamental na economia do país. Isso se deve pela grande proeminência do produto no mercado internacional, derivada da sua alta qualidade e das relações comerciais estabelecidas pelo Brasil que facilitam o seu processo de exportação. Porém, mesmo sendo um dos maiores produtores de açúcar do mundo, foi uma grande surpresa quando, em meio à pandemia, o país atingiu um crescimento na receita que ultrapassou US$ 1bi em outubro deste ano.


Crescimento durante a pandemia

De acordo com o relatório da União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica), mesmo durante a pandemia, o setor apresentou, nos meses de abril a agosto da safra 2020/2021, um crescimento maior que o mesmo período da safra anterior. Isso pode ser atrelado ao direcionamento da produção do setor sucroenergético para o açúcar em detrimento do etanol, visto que ocorreu a queda do preço do barril de petróleo e o período de isolamento social diminuiu drasticamente a presença de automóveis nas ruas, reduzindo, assim, a competitividade do etanol.


Além disso, a alta do dólar e desvalorização do real permitiu condições favoráveis para a exportação do produto, que somado à recente baixa das tarifas, torna-se ainda mais competitivo no comércio exterior.


Questões internacionais

Fatores internacionais foram essenciais para o bom desempenho da safra brasileira de açúcar no mercado internacional. Países como a China e Arábia Saudita voltaram a importar grandes quantidades de açúcar para recompor seus estoques, aumentando a demanda deste produto no mercado. Outro fator de importância é que a Tailândia, segundo maior exportador do produto, enfrenta uma enorme crise de seca, comprometendo a sua capacidade produtiva.


Os principais destinos de exportação do açúcar brasileiro se encontram, principalmente nas regiões da Ásia e Norte da África, como Argélia, Bangladesh, Nigéria, Arábia Saudita e China.


A hora de exportar é agora!

Está pensando em expandir sua produção de açúcar para o comércio internacional?


A Medida Provisória de n° 960 suspende o pagamento de impostos federais para empresas exportadoras, regime aduaneiro conhecido como drawback, tornando a conjuntura mundial extremamente favorável e imperdível.


A Expand Jr. - Consultoria Internacional te auxilia em todo o processo de exportação, desde a escolha do melhor destino até os trâmites burocráticos que envolvem os modais e as taxas a serem pagas, te conectando aos melhores compradores e tornando a sua internacionalização um sucesso.


Quer conhecer melhor nossas soluções? Não perca tempo!

Acesse: expandjr.com.br e fale com um especialista.


32 visualizações0 comentário
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 98214-0394
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png