Buscar
  • expandjr

Excelência nas vendas de uma empresa: qual o segredo?

Atualizado: Jul 9


Escrito por: Ívea Lobato.



Um dos grandes desafios na construção de um negócio de sucesso está em como fazer o processo de vendas acontecer de forma assertiva. Esse processo pode ser dividido em 3 etapas a fim de alcançar a excelência operacional nas vendas: agregar valor, vendas no dia a dia e pós-venda.


Agregar valor de forma correta ao seu produto ou serviço é fundamental. Ao agregar valor traz-se qualidade aos olhos do cliente. Vender é muito mais do que oferecer o produto. Esse é um ponto essencial de partida para o sucesso das suas vendas. Vender é proporcionar experiências, algo que está intrinsecamente ligado ao processo de agregar valor ao que está oferecendo ao cliente. Enxergar a venda do produto/serviço apenas como algo a se oferecer para a necessidade ou dor que o cliente possa ter é um erro muito comum no mercado. As pessoas estão procurando por experiências e qualidade de produto. O que proporciona o ponto diferencial para o seu negócio é agregar a cada produto as experiências de consumo. E por essas experiências o cliente se sente mais seguro sobre o que está consumindo. Dessa forma, é criado na mente de seus potenciais clientes a informação de que o que você está vendendo é um produto de qualidade, sendo uma experiência que ele precisa e pode ter com segurança no que está comprando.


Mas e as vendas no dia a dia? Como conduzi-las no caminho para a excelência operacional? A chave é: os clientes e consumidores precisam estar no centro das suas ações. O cliente cresce junto com você. O foco do seu negócio precisa estar voltado para o seu cliente. Para começar é preciso entender o que os clientes querem, qual é a realidade deles, seu segmento, suas dores e particularidades. A partir disso, realizar uma segmentação a partir do perfil de vendas do cliente, personalizando, assim, a venda do seu produto/serviço. Isso traz uma pessoalidade no processo de venda e prende a atenção do cliente de forma direta e efetiva. O cliente é o seu patrão e por isso é preciso tratá-lo da forma que você mesmo gostaria de ser tratado. Com isso, outro aspecto importante nas vendas do dia a dia é o atendimento ao cliente de forma flexível e com produtividade. Em meio à transformação da realidade que vivemos causada pela pandemia, o digital do seu negócio precisa ser acessível ao cliente.


A venda foi concluída, a entrega foi feita e agora? O seu papel não acaba quando a venda é feita. É preciso estar atento e levar soluções também no pós-venda. Estudos dizem que são necessárias 12 experiências positivas para reparar 1 dano. Por isso, relacionamento com os clientes é essencial. Relacionamento com quem compra o seu produto/serviço, não só durante o processo de venda e/ou durante o processo de execução do serviço ou entrega/confecção do produto, mas também no pós. Manter um contato e um relacionamento constante com os clientes é sempre conhecer suas necessidades e sempre dar retorno. Usar de estratégias para construir e manter em constância esse relacionamento no pós-venda é necessário. Uma estratégia muito usada no mercado e de bom retorno é o chamado NPS (Net Promoter Score), sendo uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas. Organizações de todos os portes e lugares do mundo utilizam o NPS por ser um método prático e eficaz.


Não existe segredo para obter excelência nas vendas de uma empresa. É um conjunto de ações que constroem um caminho para alcançar os objetivos. Mas para além destas 3 etapas aqui explicitadas, é essencial que se pense no desenvolvimento e capacitação do time de vendas e de toda a empresa. Desenvolvimento e capacitação de pessoas a partir de modelos de gestão, de indicadores e liderança não são gastos gerados para a empresa, mas sim investimentos. O alinhamento entre a equipe investindo em um sentimento de “dono” e autonomia impulsiona uma melhora na forma como o processo de venda e os projetos são tocados.


#empreendedorismo #vendas #negócio #excelência

42 visualizações
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 96941 9446
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png