Buscar
  • expandjr

Empreendedorismo nas Universidades

Por Gabriella Fernandes e Giovanna Soares

A vontade de fazer a diferença, pensar fora da caixa e quebrar paradigmas são características predominantes da maioria dos universitários. Estudantes ingressam na faculdade cheios de energia, aptos para absorver novos conhecimentos e lá encontram pessoas com os mesmos ideais.


Empreender, então, acaba surgindo como a solução lógica para suprir esse desejo de fazer a diferença. Gerenciar seu próprio negócio possui diversas vantagens, principalmente para um estudante: há uma maior flexibilidade de horários, a oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula e desenvolver novas habilidades que lhe serão extremamente úteis futuramente no mercado de trabalho.


Dentro desse contexto, surge no Brasil em 1988, o Movimento Empresa Júnior, formado exclusivamente por universitários que buscavam empreender dentro de suas instituições. Até os dias atuais, esse movimento busca formar indivíduos comprometidos e capazes de transformar o Brasil para melhor, o tornando cada vez mais empreendedor. Em uma pesquisa divulgada no site do movimento empresa júnior, atualmente existem mais de 400 empresas juniores no Brasil, espalhadas por universidades públicas e privadas. Além disso, são ao todo 15 mil empresários juniores compondo tais empresas e realizando em torno de 4800 projetos.


Para o ex vice-presidente da Brasil Júnior, Pedro Nascimento, as oportunidades oferecidas pelo MEJ acabam sendo um grande diferencial. “Milhares de jovens têm a oportunidade de se conhecer melhor, aprender a liderar, desenvolver competências profissionais e pessoais, além de executar projetos de relevância para a sociedade”, comenta. Entre as habilidades desenvolvidas por meio das experiências de gestão e trabalho em equipe, Pedro destaca a inteligência emocional, a postura empreendedora, o pensamento inovador, o senso de responsabilidade e crítico, além das habilidades técnicas e relativas ao curso de graduação do empresário júnior.


Com um movimento de tamanha potência, como você, universitário recém-chegado, pode fazer parte disso? Em primeiro lugar, busque a empresa júnior do seu curso ou universidade e fique atento ao período de processo seletivo. Para ingressar nessa equipe de jovens empreendedores, basta mostrar motivação, proatividade e uma incansável sede por aprendizado. Caso não haja uma empresa júnior em sua faculdade ou você não possua tempo hábil para participar, você ainda pode participar desse movimento ajudando a divulgá-lo dentro de seu ambiente universitário e ficando antenado aos eventos organizados por empresas juniores em todo país. Desta forma, há de ser criado cada vez um Brasil empreendedor.


#mej #empreendedorismo #empresajunior #expandjr

5 visualizações
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 96941 9446
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png