Buscar
  • expandjr

Dois países, o dobro de oportunidades

Por Ana Beatriz, Ana J. Ramos, Ana L. Archanjo, Eduardo Barradas, Eytor Moreira, Gabriel Guimarães, Giovanna Soares, Iasmin Gabriele, Isadora N. Feito e Laura Scheiner.



Segundo a análise da revista “The Economist”, quase 50% da população mundial vive em regimes que podem ser considerados democráticos mas, no geral, o índice de democracia no mundo está a decrescer. Dessa forma, cabe perguntar: onde está Portugal nesse cenário?


Nossa pergunta pode ser respondida pelo Relatório da Democracia de 2018, o segundo relatório anual do projeto Variedades da Democracia (V-Dem), concretizado através de uma rede global de investigadores e peritos com sede na Universidade de Gotemburgo, que avalia a qualidade da democracia em 201 países de todo o mundo.


De acordo com a avaliação, Portugal está em 10º lugar no ranking das democracias a nível mundial. No índice das democracias liberais – aquelas onde se verifica não só uma democracia formal, mas onde são respeitados os direitos e liberdades da população -, Portugal fica atrás apenas da Noruega, Suécia, Estônia, Suíça, Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia, que lideram o ranking por esta ordem.


Segundo Tiago Fernandes, coordenador do projeto Variedade da Democracia para a Europa do Sul, “Portugal é um dos países em contra-tendência, já que a tendência mundial dos últimos 8,10 anos tem sido, não necessariamente de reversão, mas de alguma erosão da democracia, mesmo em democracias estabelecidas”.


Tendo isso em vista, você já imaginou ter a oportunidade de viver em um país que tem uma das melhores democracias do mundo? Em  um mundo onde a globalização cresce a cada dia, não se deve fixar raízes em uma só pátria. Por que ter apenas  um passaporte, quando se pode ter dois?


As vantagens que a Dupla Nacionalidade  oferece vão além das chances de se ter um novo endereço: elas abrem um novo universo, cheio de oportunidades.


O  pedido de obtenção  da Dupla Nacionalidade  geralmente é solicitado por  quem possui algum parente com  cidadania de outro país e reside  ou residiam no Brasil, ou até mesmo  pelo vínculo com familiares que moram no exterior. Contudo, essa não é a única forma  de ter acesso ao benefício. Diversos países concedem cidadania por casamento ou tempo de residência em seu  território.


É  primordial  ter auxílio  ao dar entrada no pedido do benefício  junto ao governo do país  desejado, pois o processo pode ser burocrático e longo. Receber ajuda de profissionais capacitados pode  evitar dores de cabeça, gastos desnecessários e tempo desperdiçado.

Dentre as vantagens em obter a dupla nacionalidade, podemos citar:


  1. Facilidade para viajar: Ser duplo cidadão proporciona novas oportunidade de visitas, sem a necessidade burocrática de vistos. Além disso, a dupla nacionalidade proporciona fácil acesso ao país de origem sem tempo limite, sem necessidade de vistos provisórios ou barreiras  alfandegárias. Quem possuir nacionalidade europeia, pode  não apenas viajar pelo seu país de origem e pelos membro da União Europeia, mas também pelo Japão, ainda sem a necessidade  de vistos.

  2. A dupla  nacionalidade,  por conceder os direitos de cidadão nativo, facilita o processo  de moradia no país pelo qual você se naturalizou, evitando inúmeros trâmites burocráticos. Tal vantagem pode ser estendida a países nos quais haja acordo de  facilidade de migração entre seus cidadãos (como no caso da UE).

  3. Sendo cidadão naturalizado, há também a garantia do emprego legal, sem a necessidade de burocracia. Então, se você decide se mudar para o país do qual virará cidadão, poderá arranjar um emprego dentro da lei.

  4. Muitos dos países que emitem dupla nacionalidade permitem que essa seja passada para  seus filhos. Dessa forma, eles terão mais oportunidades de estudo e emprego, além de usufruírem de todos os outros benefícios já supracitados.

  5. Mesmo que esteja residindo no exterior, o cidadão tem direito a assistência  sanitária/hospitalar, sendo garantido a partir do registro na unidade sanitária  local.


Ah, mas não precisa se preocupar! Você não perde seus direitos enquanto cidadão brasileiro. Faça as malas e lembre-se da camisa da seleção brasileira: o Hexa será seu também!


#dn #duplanacionalidade #portugal #expandjr

6 visualizações
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 96941 9446
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png