Buscar
  • expandjr

Depoimentos sobre a importância da Expand Jr como experiência pessoal e profissional

A única forma de transmitir a sensação que definiu o surgimento da Expand Jr. é o sentimento de inquietude e curiosidade. Gosto de dizer que o que moveu os membros fundadores foi a vontade de fazer aquilo que não sabíamos fazer.


Muito já havia sido dito dentre as conversas de corredor sobre a necessidade de uma empresa júnior, algumas iniciativas existiram, mas não obtiveram êxito. Inicialmente, éramos um grupo motivado, passávamos horas em reuniões para definir missão, visão e valores. Contudo, aos poucos, quer seja por compromissos profissionais, quer seja por limitações pessoais, membros da iniciativa saíram, restando apenas oito pessoas.        Eventos como o ENEJ 2015 e a série de benchs realizados nesse mesmo ano foram essenciais para entendermos os desafios que enfrentaríamos, para que soubéssemos como começar. Como toda boa empresa, seu início é cômico: eu e Maria Fernanda definimos como operacionalizar o primeiro processo seletivo sentadas no chão de um prédio chique enquanto carregávamos o celular dela; um dos marcos da fundação da empresa foi quando desenhei no paint um organograma de estrutura organizacional enquanto aguardava meu voo de conexão; a reunião em que concluímos o regimento interno foi marcada por membros que tiveram que se ausentar por um momento pra escovar os dentes com urgência, haha. Foram inúmeros os bons momentos que marcaram o início, mas eles também foram acompanhados de situações duras em que grandes amigos da empresa saíram. Imensa gratidão deve ser dirigida àqueles que, se não fundaram a Expand no 15/10/2015, apoiaram-na desde o princípio, bem como meu imenso obrigada é dirigido àqueles que pela empresa passaram e àqueles que atualmente a constituem. Chorando amarrei a fitinha da Expand em meu braço, chorando eu me encontro ao descrevê-la e imagino que sempre hei de chorar ao acompanhar seu desenvolvimento. Se me permitem transmitir uma última mensagem sobre o início da Expand Jr., sobre acreditar em um sonho que os outros não creem, não tenham medo sobre aquilo que vocês não conhecem, nenhum tempo é em vão se aquilo que te motiva faz com que você acredite no porquê do seu esforço, persistam frente aos medos que vão aparecer e sejam sempre gratos às pessoas e às lições que conhecerão. Por fim, o meu muito obrigada àqueles cuja vida foi marcada pela Expand Jr., foi um prazer conhece-los, é um prazer viver isso com vocês. Bianca de Moura Pupo, Presidente Fundadora e eterna apaixonada pela Expand Jr. - Consultoria Internacional Por Larissa Jucharck (11/08/2019)

Ter feito parte da Expand realmente foi uma metamorfose pra mim, em muitos aspectos!

Me fez enxergar possibilidades no mundo profissional, enquanto estudante de RI, que até então me pareciam limitadas. Além disso, descobri qualidades e pontos a melhorar em mim mesma que provavelmente não me seriam apresentados em nenhuma outra experiência.

Porém, o que MAIS me marcou foi a transformação no modo como me relaciono com as pessoas! Eu costumo dizer que esse foi o maior presente que recebi, o maior motivo de gratidão. Criei vínculos, troquei experiências e ensinamentos, trabalhei com membros de diferentes personalidades e comportamentos. Acredito que uma das habilidades que  mais fazem falta tanto no meio profissional quanto no pessoal, é o relacionamento com o próximo, a empatia, o "olhar" para o outro.

Quando buscamos entender o próximo e auxiliar em seu desenvolvimento (sem esquecer de que também precisamos dessa ajuda), chegamos a  um estado de evolução poderoso, que deve nos acompanhar constantemente.

Gratidão e amor à Expand, por potencializar esse ensinamento em minha vida!


A Expand foi o primeiro lugar na faculdade onde me senti acolhida.  Nela eu vi uma família que lutava por um ideal em comum, que era apresentar o empreendedorismo para o curso de RI, missão difícil - se fosse fácil, também, não teria graça pra essa turma, que quer sempre mais.

Sou muito grata pelas pessoas incríveis que conheci e por todo o aprendizado adquirido, que me preparou para desafios futuros!

Me orgulho muito de ter contribuído com o crescimento da Expand e também do trabalho de excelência que vem sendo feito até aqui!




Eu era recém chegada à RI UFRJ em 2014 quando me chamaram para conversar sobre fundar uma Empresa Júnior. E assim que topei o projeto, estávamos imersos em ideias, pesquisas e planejamentos. Porém, faltava dar o pontapé inicial: executar, definir cargos e Planos de Ação, o que somente aconteceria um ano depois. Foi exatamente em 2015 que batemos o martelo da fundação e fui indicada pela Diretoria Executiva a assumir a nada fácil missão de gerir o JUR-FIN.


Não tínhamos nada no JUR-FIN, apenas um projeto de Estatuto extremamente obsoleto e 50 reais doados por cada fundador para formar o caixa da Expand (sim, nosso caixa começou do nosso próprio bolso e me orgulho muito de dizer isso). E foi no meio desse nada que aprendemos MUITO: criamos protocolos financeiros e legais, aprendemos contabilidade e finanças na prática (mesmo sendo de humanas eu tive que aprender #morrimaspassobem kkkk), pensamos em vários meios de arrecadação de fundos, criamos documentos fundacionais para o CNPJ que sairia pouco mais de um ano depois...

Mas isso só foi possível por estar rodeada de muita gente boa, competente e que queria fazer a diferença (no JUR-FIN, principalmente Luana Marques e Victor Bruno); pessoas essas que tornaram a área não só uma das mais vencedoras do Expanda do Mês (haha), como fizeram de nós uma equipe muito coesa. E mais do que isso: fincaram o legado do JUR-FIN desde a fundação da Expand até hoje.


Finalmente, a mensagem que deixo a vocês é: não desistam no primeiro não. Vocês são tão gigantes quanto os seus sonhos. Além disso, curtam todo e qualquer momento nessa empresa júnior, porque foram esses os momentos em que mais me desenvolvi como profissional e como pessoa.


Como diz a Dory do Procurando Nemo (como costumavam me chamar na faculdade por conta do sobrenome rs): Continue a nadar!

Contem comigo sempre, estou à disposição para o que precisarem.

Um grande e fraterno abraço,

Caroline Dore Fundadora Ex-Diretora de JUR-FIN (2015-2016)


7 visualizações
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 96941 9446
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png