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Como fazer uma análise de mercado?

Atualizado: Jul 11

Por Vinícius Paiva


Quando o mercado passa por turbulências, os empregados são os primeiros a serem atingidos e a sofrerem consequências: corte nas empresas, diminuição de salário, aumento da inflação, além de outras implicações que passam a afetar o dia-a-dia do brasileiro. De forma a contornar esse problema, é comum o aumento do número de pessoas que se arriscam no mercado autônomo. Tem alguma ideia? Seja criativo e a execute.


Um estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2015, indicou que a taxa de empreendedorismo no Brasil atingiu cerca de 39.3%, a maior em mais de 20 anos. Nos dois anos seguintes, o aumento chegou a 20%.


No entanto, não basta apenas ter boas ideias se a execução é falha: é essencial que o empresário conheça os riscos e oportunidades do negócio que ele está prestes a embarcar. É neste cenário que o Estudo e Análise de Mercado aparece.


Deve-se ressaltar, todavia, que uma pesquisa de mercado não deve ser direcionada somente aos “novatos”, uma vez que empresas com maior tempo de atuação também precisam coletar dados a fim de compreender os movimentos do seu nicho de mercado. Dessa forma, cria-se, com o Estudo e Análise de Mercado, um planejamento estratégico visando contornar possíveis obstáculos de curto e médio prazo.


O Estudo de Mercado é, portanto, a obtenção de informações sobre o nicho de atuação de sua empresa, passando por diversos fatores, dentre eles:

  • Concorrentes: quais são suas estratégias? Quem são seus fornecedores? A sua precificação é parecida com a minha? Qual seu público-alvo?

  • Setor do cliente: Quais são os líderes de mercado? Quem são os fornecedores possíveis? Quais são as tendências do mercado para os próximos meses/anos?

  • Projeções de mercado: Como a crise afeta o meu mercado? Quais são as maneiras de fugir das turbulências da economia atual? Qual é o perfil do meu público-alvo?

  • Produto ofertado pelo cliente: análise SWOT;

Neste ponto, você deve estar se perguntando o que é de fato uma análise SWOT, ou análise FOFA. Tal processo possui o objetivo de especificar quais são as fraquezas, as oportunidades, as força e as ameaças do cliente, como mostra a tabela a seguir, que irá simular a análise SWOT de um software pago de edição de vídeo:

É importante ressaltar, ainda, que a análise SWOT de um produto - sobretudo se for seu lançamento -- ocorre ao longo de um período marcado por diversas fases, como, por exemplo:


  1. Definição do produto e suas características;

  2. Análise SWOT;

  3. Mudanças no produto a partir de insights;

  4. Lançamento de produto;

  5. Acompanhamento (pesquisa de satisfação com clientes);

  6. Nova análise SWOT;

  7. Novas mudanças a partir de insights;


Fica claro, tanto a quem está começando, quanto aos já bem estabelecidos no mercado, que o Estudo e Análise de Mercado são fundamentais para se compreender as mudanças e previsões do seu mercado. Com isso, têm-se informações valiosas que servirão de molde para planejamentos estratégicos mais assertivos no futuro.


#analisedemercado #analiseswot #analisefofa #expandjr


Fonte:

http://www.masciconsultoria.com.br/analise-de-mercado/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/uma-analise-sobre-a-taxa-de-empreendedorismo-no-brasil,6a2c3e831153e510VgnVCM1000004c00210aRCRD



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