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Como evitar que meu negócio fracasse?

Atualizado: Jul 11

Por Larissa Jucharck


Relaxe. Antes que você pense que a frase-título tenha um teor pessimista, permita-se entender os motivos por trás da mesma.


Não é preciso ir tão longe para conhecer alguém que tenha vontade de empreender. E se questionarmos os motivos por trás desse desejo, vemos que são inúmeros: há quem tenha uma paixão ou um hobby e queira utilizá-los como forma de independência financeira; outros buscam maior autonomia de decisões, visto que vão gerir o seu próprio negócio. Há, ainda, os que buscam uma vida com maior flexibilidade. Estes dois últimos, inclusive, foram os motivos apontados por 66% dos brasileiros, em uma pesquisa realizada pela Mindminers, encomendada pela PayPal, e que entrou mais a fundo no empreendedorismo em nosso país.


Porém, ao perguntar para qualquer indivíduo que tenha se jogado no mundo do empreendedorismo se houveram inseguranças prévias, é bem provável que você tenha ouvido alguma afirmativa. E as razões por trás da insegurança vão desde o receio da instabilidade econômica do país - ou a famosa "crise" - até o pouco conhecimento que se tem do mercado no qual seu produto ou serviço se insere. Sejam quais forem as razões, em uma coisa todos concordam: é preciso avaliar muito bem as possibilidades de sucesso e fracasso de um negócio, a fim de se evitar alguns riscos.


A notícia encorajadora é que quando se adquire um conhecimento prévio sobre o mercado no qual seu produto ou serviço se insere, além de criar a partir disso um planejamento de ações, a probabilidade de alcançar bons resultados aumenta.

Uma das formas mais recorrentes de adquirir tal conhecimento é utilizar o Estudo de Mercado, um instrumento imprescindível para negócios de pequeno, médio e grande porte nos dias atuais. O Estudo de Mercado reúne dados passados e atuais, além de projeções do mercado do qual o seu serviço ou produto faz parte. Além disso, auxilia na criação de projetos e estratégias, ajudando a estimar a viabilidade e consequências de cada decisão. Basta olhar ao redor, e verá que em um ambiente cheio de mercados tão competitivos, estes estudos podem dar um melhor direcionamento nos momentos de instabilidade.


É neste espaço que nós, da Expand Jr., nos inserimos. Entendemos que nossos clientes podem nos procurar, seja para concretizar um objetivo, aprimorar um projeto em andamento, ou até mesmo em situações emergenciais, em que é necessário reavaliar ações e buscar novos caminhos. Buscamos não apenas oferecer e executar nossos serviços para nossos clientes com excelência, mas também entendê-los de forma genuína, pois estamos interferindo em seus sonhos.


Ah, e voltando ao título deste texto... podemos afirmar que o fracasso em si não é algo que possa simplesmente ser extinguido, assim como o sucesso não pode ser equacionado em uma fórmula mágica. Porém, quando se faz uso de planejamento estratégico, ferramentas e táticas apropriadas para a realidade do seu negócio (e do seu mercado), as chances de sucesso podem aumentar consideravelmente. E então, você poderá reduzir a preocupação e fortalecer a ação.


#estudodemercado #eam #ej


Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/10/66-dos-brasileiros-querem-abrir-o-proprio-negocio-para-ter-mais-liberdade-e-autonomia.html



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