Buscar
  • expandjr

A Internacionalização das empresas diante da pandemia do Coronavírus

Por Nathalia Brito Amorim (canal Comex na Prática).


Finalizamos 2020, onde vivemos um dos momentos mais desafiadores da história da sociedade atual, uma pandemia que ainda persiste e vem mudando os parâmetros e comportamentos no mundo. O termo “novo normal” já parece chato e clichê, mas é inevitável! Nós estamos vivendo sim uma nova ordem e o tema central deste artigo será o comportamento das empresas que buscam internacionalizar seus produtos e marcas neste novo cenário.


Duas perguntas vêm rondando a cabeça dos empresários e empreendedores desde que tudo começou, em janeiro de 2020:


· O que a pandemia atual influenciará na política de expansão?


· Qual será o comportamento das empresas no comércio internacional e as novas estratégias de internacionalização?


A palavra de ordem durante a pandemia e certamente também será no mundo pós Covid-19 é adaptação. Serão desafios diferentes para cada país e cada governo e, mesmo com a tendência de um mundo menos globalizado ressoando, a internacionalização será fundamental para empresas que buscam crescimento e notoriedade.


A pandemia trouxe escassez de diversos produtos, é fácil lembrar o caos que passamos no início com a falta de materiais e insumos diretamente ligados ao tratamento da doença, como luvas, máscaras, respiradores e álcool, por exemplo. Ficamos ainda mais dependentes da China, o grande fornecedor do mundo, e o primeiro país a sofrer com a contaminação em massa, sendo assolado pela doença e não conseguia suprir a demanda avassaladora de cinco continentes.

Neste cenário, a grande sacada de alguns empresários foi enxergar a oportunidade em meio a enorme crise e começar a exportar seus produtos – mesmo que de forma repentina, para muitos, e sem tanto planejamento - para suprir os mercados e ganhar competitividade mundial.


Considerar o Covid-19 como um “passaporte” para o mundo parece chocante, mas é uma realidade, inclusive para muitos aqui no Brasil. É claro que estamos em uma situação de atenção e que exige esforços e ajuda de todos, e nada vai tirar o efeito negativo que a pandemia trouxe para a humanidade. Entretanto, o grande diferencial e uma das chaves para o sucesso das empresas é sim enxergar as situações por diferentes espectros e se aproveitar delas ao máximo.


COMO A PANDEMIA INFLUENCIARÁ NA POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS EMPRESAS?


Criando oportunidades, essa é a resposta da pergunta!


Por mais que a fala da “redução da globalização” vem sendo bastante citada por governos de diferentes países e também pela grande crise que estamos enfrentando nos transportes internacionais, devido a falta de equipamentos (embarques marítimos), a restrição nas fronteiras entre os países, devido as políticas de controle do vírus e ao alto custo dos fretes internacionais, a internacionalização é uma realidade que só se tornou possível mediante a pandemia.


Aqui no Brasil, a exportação ainda foi favorecida pela desvalorização da nossa moeda, levando o dólar a patamares nunca antes vistos e incentivando produtores a levarem seus produtos ao mercado externo, alavancar a produção e as vendas, e aproveitar a alta da moeda norte-americana.

26 visualizações0 comentário
Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 98214-0394
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png