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A importância do Planejamento Estratégico para quem quer se destacar no mercado

Atualizado: Jul 11

Por Luíza Torres


Incerteza do retorno, medo de fracassar, temor de expandir o negócio e receio de não ter clientes são os principais medos que assolam as ambições de um empreendedor. Apesar de o risco ser um fator pertencente a qualquer negócio, uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que a cada dez brasileiros, quatro são empreendedores ou estão envolvidos com algum tipo de negócio. Portanto, se destacar no mercado não é tarefa fácil: para ter um negócio bem sucedido é necessário ter estratégia.


Qualquer pessoa que deseja se sobressair precisa ter, no mínimo, organização, metas e prazos. No caso de uma empresa, entender suas reais necessidades e objetivos é fundamental para o crescimento do negócio. Por isso, o planejamento estratégico deve ser uma ferramenta indispensável do empreendedor.


Mas afinal, o que é planejamento estratégico e quais são seus benefícios?


Planejamento estratégico é um conceito utilizado para designar o processo gerencial desenvolvido com o objetivo de nortear e adequar os recursos e objetivos de uma empresa, seja em curto ou longo prazo, auxiliando o administrador na tomada de decisões.

Algumas etapas são clássicas para um bom planejamento:


  • Determinar quais são os valores da empresa, bem como sua missão e visão.

É preciso estabelecer quais são os princípios que vão nortear o comportamento da organização como um todo e ter em mente qual a finalidade da empresa. Além disso, é importante que se tenha as seguintes perguntas respondidas: Onde a empresa quer chegar? Como alcançar esse objetivo?


  • Analisar o ambiente externo e interno da organização: Quais são suas ameaças e fraquezas?

Em relação ao ambiente interno, é interessante observar o clima e a cultura organizacional da companhia, bem como seus pontos fortes e fracos.

Já no que tange o ambiente externo, é primordial ter bons conhecimentos sobre o mercado em que está se inserindo, bem como suas tendências.


  • Quais são as oportunidades? Quais são os recursos disponíveis?

Neste ponto também é imprescindível analisar bem o mercado e as políticas econômicas que o gerem, de forma a agregar e aproveitar todas as ações que serão positivas para a empresa.


  • Entender quem é o seu público alvo e quais são suas necessidades

Estar atento é uma característica que deve estar sempre presente no dia a dia de um empreendedor. Observar e escutar o seu público alvo é crucial para obter retorno.Afinal, mais importante que vender, é garantir a satisfação e possivelmente fidelidade do cliente.


  • Estabelecer as metas e elaborar um plano de ação

A partir disso, as metas devem ser definidas estrategicamente de acordo com os objetivos da empresa, para que se implemente um cronograma que ditará o passo a passo de como atingi-los.


  • Analisar os indicadores de resultado

Avaliar os resultados é uma das partes mais importantes do processo. Dessa forma será possível analisar minuciosamente se tudo está ocorrendo conforme planejado, para que sejam feitas eventuais alterações e correções, de modo a adequar o investimento de tempo, recursos e capital humano.


É de conhecimento geral que o mercado está cada vez mais competitivo para quem deseja empreender, portanto, não deixe de investir no seu potencial. Aposte em todo o diferencial da sua empresa e faça com que ela se destaque. Se você está inseguro sobre como começar, nós podemos te ajudar!


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Fonte: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c6de907fe0574c8ccb36328e24b2412e/$File/5904.pdf

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