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A importância do mercado sustentável para o Comex brasileiro

Por Alicia Rodrigues, Letícia Bentes, Luísa Andrade, Isabelle Rieger, Isabelly Damasceno e Rafaela Lima


Consumidores estão cada vez mais atentos às questões sobre preservação do meio ambiente e tendem a rejeitar marcas que não se alinharam ao novo mercado ecológico. Optando por empresas e marcas que não usam embalagens de plástico e não fazem testes em animais, por exemplo. Ademais, os consumidores estão mais preocupados com a saúde. Isso explica o aumento do consumo de alimentos orgânicos segundo o Estudo do Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável) de 2019 . Devido ao público mais exigente, empresas começaram a pôr em prática essa mudança. O crescimento do mercado ecológico contribuiu para o surgimento de diversos produtos com nomes e rótulos diferentes. A distinção desses itens nos ajuda a entender melhor os cuidados que cada marca traz com sua mercadoria, além disso, mostra como funciona esse mercado que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos. ● Entenda as diferenças: Ecológicos: O foco está na linha de montagem, é desenvolvido para que sua fabricação não gere danos à biodiversidade. A atenção está na preservação do ambiente ao redor, por isso, os desenvolvedores são muito atentos à extração de matéria-prima e ao descarte de resíduos. Sempre tomando muito cuidado para não danificar a fauna local. Verdes: Além de não gerar danos ao ecossistema, produtos verdes são desenvolvidos para minimizar os impactos ocasionados durante a confecção visando diminuir - ou até mesmo acabar - com desperdício de recursos como água e energia. Outra característica é que o produto é feito para não gerar males ao consumidor geralmente são atóxicos, livres de químicos pesados e mais fáceis de serem descartados.

Sustentáveis: Assim como os verdes, são pensados para não gerar impactos ao meio ambiente, porém, focando em sua qualidade e durabilidade. Além disso, se atentam às questões trabalhistas e normais fiscais. Todo processo de produção é pensado de forma sustentável não só para o consumidor e para o meio ambiente mas também para o responsável pela fabricação.

Socialmente Responsáveis: São elaborados para enriquecer a comunidade local, ou seja, podem desde fortalecer a agricultura familiar obtendo matéria prima sustentável e até mesmo gerar empregos e renda para todas as pessoas envolvidas na confecção. ● Aspectos Gerais Além dessas distinções, temos algumas características que empresas e marcas devem ter para serem consideradas ecológicas, verdes ou sustentáveis que são: expectativa ambiental, ou seja, informações sobre onde produziu, quem produziu e todos os detalhes em volta do produto que o consumidor está comprando. P recisam contar suas histórias e relação com o meio ambiente. Demonstrar uma preocupação autêntica com a comunidade ao seu redor. Enfim, apoiar agricultura familiar e programas de reflorestamento, proteção de biomas e de biodiversidade. ● O cenário latinoamericano e a oportunidade de expansão do mercado sustentável brasileiro Nesse sentido, cabe salientar a importância da América Latina para a exportação dos produtos sustentáveis produzidos no Brasil, já que a região tem se mostrado um terreno fértil para o investimento desse modelo de mercado, gerando não só o fortalecimento dos pequenos e microempreendedores, mas incentivando a integração regional através do comércio. Estima-se que o continente latinoamericano seja responsável por 80% das exportações brasileiras de manufaturados e que, recentemente, tenham sido registrados 2,5 milhões de latinoamericanos compradores de produtos que possuam um segmento sustentável. Imbricando esses dois dados, é possível notar uma brecha oportuna para a expansão das exportações do mercado sustentável brasileiro na região, principalmente se considerarmos os principais nichos atrativos para os demais países latinoamericanos. É importante, também, frisar o diferencial que o Brasil possui em sua biodiversidade, possibilitando um maior fascínio internacional por produtos como, a exemplificar, os cosméticos naturais, que tiveram como principais destinos regionais, respectivamente, países como a Argentina, México, Colômbia, Chile e Peru. Tal cenário positivo pode se aliar, ainda, aos tratados do Mercosul, que possibilitam a isenção de tributos para a importação de produtos em alguns países-membros da Organização, fomentando ainda mais o interesse em adquirir tais produtos brasileiros. ● Conjuntura pandêmica e a exportação de manufaturados sustentáveis brasileiros No ano de 2020, com a pandemia de coronavírus e a crise econômica mundial, as empresas têm enfrentado a duras penas o comércio exterior, visto que exportar requer procura, interesse e capital para investir. Com isso, o governo federal e várias associações da iniciativa privada lançaram um programa de incentivo às exportações, para que, assim, mesmo durante a maior instabilidade econômico-sanitária, cria-se uma rede de solidariedade, principalmente no mercado de exportação dos manufaturados brasileiros, a fim de evitar o caos global e a quebra completa da economia mundial. As iniciativas feitas pela rede colaborativa são muitas. Entre elas está a criação de um painel de dados sobre oportunidades de exportação brasileira e sobre o panorama do coronavírus no comércio, atualizado constantemente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). Além disso, há a prerrogativa do governo federal em adiar o prazo do período da concessão do “drawback” para as empresas, um tipo de regime aduaneiro especial, em que a companhia em questão tem isenção fiscal nos produtos exportados. Assim, com o comércio encaminhado, pode-se pensar territorialmente no futuro da exportação dos manufaturados sustentáveis.


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