PLANEJAMENTO 
Logístico

 Planejamento logístico é o planejamento das etapas envolvidas no fluxo e armazenamento de produtos em seu rumo, do estoque até o consumidor final. No âmbito internacional, esse planejamento visa produtos destinados à exportação ou importação. 

O principal intuito deste planejamento é otimizar os processos a partir da identificação de oportunidades e gargalos. Se uma cadeia não é cumprida adequadamente, diversos problemas relacionados à logística podem não satisfazer o consumidor, aumentar os custos e prejudicar a reputação da empresa. Além disso, em se tratando de processos complexos como importação e exportação, a parte logística exige mais cuidado e atenção de um olhar profissional. Um planejamento eficiente é essencial para evitar transtornos, e pode ser tornar também um diferencial competitivo. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UM PLANEJAMENTO LOGÍSTICO?

Quando o passo a passo da operação é bem organizado, a empresa economiza tempo que seria desperdiçado com trâmites imprevistos e etapas mal articuladas, o que consequentemente promove economia de recursos também. Outra vantagem é que o uso de uma boa logística internacional melhora o relacionamento entre as empresas e seus parceiros de exportação ou importação, facilitando a negociação de prazos e preços, sem prejudicar nenhum dos lados. 

Além disso, é essencial para prever e minimizar riscos, através da identificação dos chamados “gargalos logísticos”. Estes gargalos são entraves que dificultam a manutenção dos níveis de produtividade. Faz-se necessário lembrar que, para executar mais atividades em menos tempo, é essencial aliar o plano logístico adequado a tecnologias facilitadoras, destinadas à automação. 

Podemos perceber, portanto, que o planejamento eficiente é a melhor ferramenta para contornar esses desafios e promover uma redução combinada de tempo, riscos e recursos. Como resultado, a empresa obtém, além de aumento do lucro, uma vantagem perante a concorrência.

Delinear as etapas do planejamento envolve tudo que é relevante para a locomoção do produto até seu local de destino. Primeiramente, indicamos quais são os modais estratégicos dependendo de localização, carga, tempo de entrega e tipo do produto. 

Em seguida, o Incoterm (cláusula contratual aplicada à transação de compra e venda internacional), locais de embarque e desembarque, e canais de distribuição mais adequados. É importante, ainda, esclarecer para o cliente sobre o processo de despacho aduaneiro e também as especificidades sobre o transporte de seu produto. 

Por fim, pode-se pedir cotação de seguros e fretes com diversas empresas para comparar os preços e apresentar para o cliente as melhores opções.


Nosso Serviço

Cópia de Cópia de Cópia de Sem nome (1).

AINDA COM DÚVIDAS?


Nós temos a solução! Fale com um de nossos especialistas. 

Logo Nova.png

ENDEREÇO

Av. Pasteur, 250 - Urca

Rio de Janeiro - RJ
Universidade Federal do

Rio de Janeiro - UFRJ

CNPJ: 28.318.312/0001-67

Feito com     por Graziele Vieira

          CONTATO

            comercial@expandjr.com.br                +55 (21) 96941 9446
              /expandjr

              /expandjr

              @expandjr

linkedin.png
Facebook.png
instagram.png
ODS Expand.png